terça-feira, 10 de maio de 2011

"Influência das Redes Sociais como ferramenta da Web 2.0 na educação"

As redes sociais são definidas como um conjunto de dois elementos : atores (pessoas, instituições ou grupos; os nós da rede) e suas conexões (interações ou laços sociais)”
Permitindo uma interação entre alunos/tutores/professores a partir dos padrões de um determinado grupo social, que surgem em vários sistemas de socialização como: Orkut, MSN, blog, fotolog, twitter, facebook, mysapce, entre outros. Cada ator é representado através de um perfil criado por eles mesmos (como ocorre no Orkut) ou por um nickname tentando representar a personalidade ou individualidade de cada um.
Os grupos sociais surgidos no ciberespaço vão sendo definidos a partir dos gostos e preferências de cada indivíduo. Essa comunicação existente entre os membros pode influenciar direta ou indiretamente na formação social do ser para formação e evolução do conhecimento. Em sistemas como orkut/facebook, por exemplo, as pessoas podem encontrar antigos amigos, amigos do cotidiano ou ainda conhecer novos amigos, relacionando-se através de recados postados em cada página, compartilhamento de foto ou inserção nas comunidades existentes. A partir do momento que entram em comunidades a sua rede de “amigos” vai aumentando. Existem comunidades especificas para cada situação ou experiência vivenciada por alguém e quem for se identificando vai aderindo à comunidade trocando assim opiniões sobre o tema em questão. Assim as interações sociais tem se tornado cada vez mais freqüente e expansiva.

http://youtu.be/pcvppM1Xin8

Nenhum comentário:

Postar um comentário