sexta-feira, 24 de setembro de 2010

EAD

Nas últimas décadas a educação a distância tomou um novo impulso, com o uso das tecnologias da informação e comunicação essa modalidade de ensino cresceu consideravelmente favorecendo a disseminação e a democratização do acesso a educação em diferentes níveis, permitindo atender uma grande massa. A educação a distância além da grande flexibilidade tem como atender um número variado de pessoas de diferentes culturas níveis e regiões.
Com isso surge um grande desafio: como o professor irá ao encontro das necessidades e expectativas dos vários participantes sem o contato pessoal e a experiência direta?


"(...) transformar a experiência educativa em puro treinamento humano é mesquinhar o que há de fundamentalmente humano no exercício educativo: o seu caráter formador."
Paulo Freire

2 comentários:

  1. A Educação a Distância é uma ferramenta de extrema importância na disseminação do conhecimento, a fim de alcançar os profissionais da educação localizados nos lugares mais longínquos do imenso território brasileiro. Porém, ela não deve ser a finalidade da educação, pois apenas um instrumento de auxílio.
    Nada substitui o contato direto entre as pessoas, a troca de informações e de experiências de vida.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. A visão que tenho sobre EAD é a de que alunos e professores estão em locais diferentes durante todo ou grande parte do tempo em que aprendem e ensinam. Em outras palavras Educação a distância é o aprendizado planejado que ocorre normalmente em um lugar diferente do local de ensino tradicional.
    Pode se dizer também que EAD tem a idéia de permitir o acesso ao aprendizado e dar maior autonomia ao aluno.
    Concluo este tópico dizendo que o virtual se presencializa e o presencial se virtualiza.

    ResponderExcluir