domingo, 19 de setembro de 2010

Educação e tecnologia: duas ciências que se interdependem e se completam

“Um grande e belo espetáculo ver o homem sair, de qualquer maneira, do nada, por seus próprios esforços; dissipar, com as luzes da razão, as trevas nas quais a natureza o envolvera; elevar-se acima de si mesmo; atirar-se pelo espírito até às regiões celestes; percorrer, a passos de gigante, como o sol, a vasta extensão do universo; e, o que ainda é maior e mais difícil, entrar de novo dentro de si mesmo para aí estudar o homem e conhecer sua natureza, seus deveres e seu fim. Todas essas maravilhas são renovadas há poucas gerações.” *



É complexo imaginar que um discurso do século XVIII possa ser tão contemporâneo como este de  Jean-Jacques Rousseau dissertando sobre o estabalecimento da ciência e a influência desta nos costumes da humanidade. 
O avanço da tecnologia se faz cada vez mais rápido e, com ela, as necessidades humanas são cada vez maiores, mas as lacunas cognitivas que antes eram difíceis de se preencher hoje são preenchidas em um "enter". 
Se ha alguns anos o tempo e o espaço eram barreiras, limitando as possibilidades do indivíduo  a estudar, pesquisar e se especializar, e com isso, limitando  propriamente dito, o  desenvolvimento de  nações, hoje o cenário é completamente diferente. A tecnologia está sendo usada cada vez mais como facilitador do processo do desenvolvimento cognitivo que, consequentemente será investido na evolução da ciência. Não há mais barreiras de tempo e espaço, pois o mundo está a disposição de todos a qualquer hora.
E se educar era um processo que envolvia a dura missão de tornar o indivíduo crítico, o educar contemporâneo possui uma missão muito mais árdua que é moldar, ou orientar a criticidade que o mundo oferece a cada um de nós a todo momento. O educar hoje é orientar e facilitar o processo de aquisição do conhecimento de forma coletiva, pois com a internet e o universo tecnológico que dispomos, a chave mestra do conhecimento atual é a colaboração que abre as portas para o conhecimento democrático.


*ROUSSEAU, Jean-Jacques. Se o restabelecimento das ciências e das artes contribuiu para purificar os costumes.


 

2 comentários:

  1. Chayana, seu artigo esta excelente e centrado no foco, porém se você me permite gostaria de compartilhar uma idéia que faço sobre a "Educação e Tecnologia" fazendo um comarativo com uma a tapeçaria é mais do que a soma dos fios que a constituem. Um todo é mais do que a soma das partes que o constituem. Nessa tapeçaria a educação e tecnologia tecem o conhecimento, como na organização, os fios não estão dispostos ao acaso. Eles são organizados em função de um roteiro, de uma unidade sintética onde cada parte contribui para o conjunto.
    Grato,
    B-) Jairo José

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  2. Concordo com o Jairo onde ele diz "Nessa tapeçaria a educação e tecnologia tecem o conhecimento, como na organização, os fios não estão dispostos ao acaso. Eles são organizados em função de um roteiro, de uma unidade sintética onde cada parte contribui para o conjunto."
    O mundo digital invade nossas vidas e torna-se imperioso inserir-se na sociedade do conhecimento. É preciso saber utilizar a tecnologia para a busca e a seleção de informações que permita a cada pessoa resolver os problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto. Assim, o uso da tecnologia, com vistas à criação de uma rede de conhecimentos, favorece a democratização do acesso à informação, a troca de informações e experiências, a compreensão crítica da realidade e o desenvolvimento humano, social, cultural e educacional. Visando a criação de uma sociedade mais justa e igualitária.

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